/ Principal / Cidade Cuidados com a pele devem continuar no outono Especialista faz alerta: mesmo nos dias nublados é preciso usar filtro solar
Cláudia Cabral 22/3/2014 14:34:34
Tamanho da fonte
  
Raios ultravioletas são prejudiciais à saúde e podem causar câncer de pele ( Fotos: Venicio Scatolino)
Engana-se quem pensa que com o fim do verão a pele deixa de demandar cuidados especiais. Mesmo nos dias nublados, típicos do outono, é preciso usar protetor solar, pois a emissão de raios ultravioleta é ininterrupta. De acordo com o dermatologista Cláudio de Lélis, professor de dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade José do Rosário Velano (UNIFENAS), a proteção deve ser feita em todas as épocas do ano, inclusive em dias chuvosos. O médico alerta também para a exposição à “luz fria”. Mesmo no trabalho o uso de filtro solar é importante, pois, as lâmpadas fluorescentes emitem raios ultravioletas prejudiciais à pele.

Segundo o dermatologista, o uso de filtro solar tem de ser feito, no mínimo, duas vezes ao dia, pela manhã e após o almoço, sempre nas áreas expostas ao sol como rosto, braços e mãos. Como o sol está muito forte também tem de ser feita a proteção física. O médico as classifica como barreiras que são, por exemplo, os chapéus, roupas de manga comprida que protegem as áreas do pescoço, principalmente, em trabalhadores de áreas rurais, os bonés com o componente atrás, e usar sombrinha. “Recomendamos aos nossos pacientes a importância em deixar a vergonha de lado e ir para rua usando sombrinha.”, ressalta o professor.

Quanto à escolha ideal de um protetor solar o médico enfatiza que depende de pessoa para pessoa. Existem protetores específicos para crianças que quanto mais clara for a pele maior é o fator de proteção. No mínimo, o fator de proteção deve ser 30. Há também o filtro solar com base em gel para pacientes com uma pele mais oleosa.

Contudo, esclarece o dermatologista, o importante é realmente utilizar o protetor com nó mínimo fator 30. E alerta: “Às vezes as pessoas querem se bronzear e passar um bronzeador com fator 4. Ela está se enganando, está bonita hoje, bronzeada hoje, mas envelhecida amanhã. Vai enrugar com maior facilidade e o grande problema, além de toda essa questão estética é um paciente propício a desenvolver um câncer de pele no futuro”. Segundo o médico, a maior probabilidade da pessoa vir a ter um câncer de pele é aquela que se expôs muito ao sol, sem proteção solar, tomou sol ficando com a pele vermelha, às vezes com bolha e toda manchada. Essa pessoa é candidata a ter um câncer de pele no futuro.

Ainda conforme o dermatologista, no passado eram observados pacientes mais velhos com câncer de pele. Pessoas que não tinham o hábito do uso do filtro solar. Contudo, hoje, isso mudou. “Hoje temos pacientes com idade entre 20 e 40 anos, pacientes adultos, jovens com a doença por conta de não usar o protetor solar”, explica. Outro fator também deve ser observado, que é o da hereditariedade, ou seja, se uma pessoa na família teve a doença é também propício que venha ter e, por isso, devem ser adotados cuidados com maior ênfase quanto ao uso do protetor solar e a exposição ao sol.

Durante o verão deste ano, a incidência de raios ultravioleta foi mais intensa, ou seja, foi um dos mais quentes dos últimos dez anos, com temperaturas acima dos 30ºC em quase todo o Brasil. “Tivemos um verão como nunca visto, como muitos anos não víamos, com tanto calor, de temperaturas mais elevadas”, diz o médico.

E com fim do verão - que terminou oficialmente no dia 20 de março -, a semana está sendo típica da estação: sol durante os dias e chuva durante as tardes e noites.

Já no outono que se iniciou 13h57 do dia 20 de março, as temperaturas tendem a ficar mais amenas; porém, ainda o cuidado com a pele é importante.

Para os próximos dias, de acordo com a meteorologia, a previsão é de dias com nuvens que permitem aberturas de sol, mas que ao se intensificarem ao longo do dia voltam a provocar chuva em forma de pancada mal distribuída ainda típico de verão.





Atualização:VS
Leia mais
 

Voltar
Rádio Atenas FM Rádio Cultuma AM Gráfica Atenas Hotel dos lagos Tv Cafenas
Jornal dos Lagos - Ruas Bias Fortes, 191 - Centro - Alfenas